22.8 C
Dourados
segunda-feira, 28 de abril de 2025

Frente fria começa a avançar pelo Brasil no fim de semana e deve pôr fim à onda de calor; veja previsão

Onda de calor vem se estendendo desde o fim de fevereiro com permanência de bloqueio que impede avanço das frentes frias.

Uma frente fria que vai avançar pelo país ao longo do fim de semana deve colocar fim à onda de calor que atua no país desde o fim de fevereiro.

De acordo com a Climatempo, o sistema deve trazer alívio para as regiões afetadas pelo calor extremo, com possibilidade de chuva e redução das temperaturas.

A previsão é que a frente fria comece a atuar na noite de sábado (8) no Sul do país, ingressando pelo Rio Grande do Sul. O sistema avança ao longo do fim de semana em direção ao Sudeste, chegando à região na segunda-feira (10).

“Não dá para descartar alguns temporais isolados no sul gaúcho no fim do dia de sábado. Mas, mesmo assim, é um dia muito quente, porque a chuva só chega mais para o final do dia”, detalha Luengo.

Ele ainda destaca que no domingo (9) a frente fria deve avançar pela região Sul, provocando temporais nos três estados.

Quando termina a onda de calor?

De forma geral, a onda de calor continua até domingo. Isso porque é necessário que a frente fria se desloque mais pelo mais para que o bloqueio atmosférico, que vem gerando a longa sequência de dias de calor.

Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.

A quinta onda de calor no ano afeta boa parte dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Segundo a Climatempo, o fenômeno está sendo responsável por deixar as máximas cerca de 5 a 7°C acima da média em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

Com a onda de calor se estendendo até domingo, o fim de semana deve ser ainda de muito calor no Sudeste, com a chuva chegando somente na segunda-feira (10).

efeito pré-frontal é um fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria. Isso acontece porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, gerando uma compressão e elevando os termômetros.

No Centro-Oeste, os próximos dias também devem ser quentes, mas a chuva pode chegar já no domingo de noite. Pode chover forte, principalmente no Mato Grosso do Sul por conta da aproximação da frente fria.

Fonte: G1

Leia também

Últimas Notícias