A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira (28), na Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, a atividade “ForCampo”, com o professor e doutorando Sérgio Silva Pereira. Professores, coordenadores e diretores de unidades educacionais participam da formação, que oferta momentos de conhecimento, descontração e networking.
O diretor da escola Padre André Capelli, Josimar Crespan, recepcionou o público participante e destacou a importância da retomada deste tipo de atividade segmentada para as escolas da zona rural. “A gestão do prefeito Marçal Filho está com esse ponto positivo, preocupada com as escolas da zona rural. A gente representa 7% dos alunos da Reme e 10% dos professores e administrativos. Trazer esse tipo de formação que há muito tempo estava parada é uma oportunidade de reciclar e renovar o conhecimento”, disse.
Com o tema “Educação do Campo e as Linguagens Poéticas”, o palestrante Sérgio Silva Pereira abordou pontos como a conexão da educação com a linguagem do campo, legislação, cultura, entre outros.

O prefeito Marçal Filho disse que ele e toda a equipe têm se empenhado em construir uma educação de qualidade para Dourados, mesmo diante dos entraves encontrados na prefeitura, com problemas financeiros e estruturais deixados pela administração anterior.
Marçal Filho destacou ainda a satisfação em oportunizar um momento como o de hoje na escola agrotécnica e falou da importância de fortalecer o aprendizado dos alunos nos anos iniciais com impacto positivo no desenvolvimento e na formação cidadã. “Estamos trabalhado muito pela educação e como constatamos que não havia gestão e temos vários problemas, estamos lidando com isso, ajustando situações e vamos fazer a diferença”, enfatizou.
A atenção com a Escola Agrotécnica também foi destaca pelo prefeito. “Essa é a primeira formação que trazemos direcionada para o campo”, argumentou. “Esse tipo de ação sempre foi uma reivindicação dos profissionais da educação e eu me orgulho muito em realizar”, continuou. “Temos que valorizar todas as áreas da educação, principalmente pelo fato que a prefeitura é responsável pelos primeiros anos, nesses primeiros passos das crianças na escola é a base de tudo, pois é o momento que absorvem tudo e isso é muito ligado com com o futuro e com a formação cidadã”, completou Marçal Filho.

O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou que as formações com os profissionais têm buscado sempre levar em consideração as especificidades das unidades escolares, sejam urbanas, indígenas ou rurais, sempre prezando em agregar na qualidade de ensino.
Para a diretora de Departamento de Ensino, Márcia Helena Sinotti Volpato, a oportunidade é um momento de aprendizado e interação e marca o direcionamento da gestão de trabalhar sempre com acolhimento. “É um momento de muita felicidade, troca de conhecimento e que mais uma vez demonstra a orientação do nosso prefeito Marçal Filho e dos secretários, que é tratar com carinho e humanidade, sempre, todas as crianças e os profissionais da Reme, fazendo as formações com base nas especificidades que temos levantado, dentro do que o campo precisa”, afirmou.

Fonte: Assecom Prefeitura