O edital de concurso da PCMS (Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul) deverá ser publicado até o mês de maio. A informação foi passada pelo secretário de segurança pública do Estado, Antônio Carlos Videira, durante evento do Pacto Pantanal, em Campo Grande.
Ainda, segundo o secretário, está adiantada a negociação para contratação da banca organizadora do concurso público. Lembrando que a comissão organizadora foi formada no início de fevereiro.
O concurso da PCMS contará com 400 vagas para o cargo de agente de polícia judiciária, englobando as seguintes carreiras:
- investigador – 300 vagas; e
- escrivão – 100 vagas.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, além de carteira nacional de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial das duas categorias é de R$ 5.295.
É importante ressaltar que foi aprovado o projeto de lei complementar (PLC) 9/2024, que inclui o curso de tecnólogo como requisito para os cargos de agente de polícia judiciária e agente de polícia científica.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso da PCMS ocorreu em 2021 e ofereceu um total de 36 vagas. A banca organizadora responsável foi a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
Na ocasião também foram oferecidas oportunidades para cargos de delegado e peritos em diversas áreas de atuação.
A seleção contou com as seguintes etapas:
- prova objetiva;
- avaliação médica-odontológica;
- avaliação psicológica;
- análise de títulos;
- investigação social; e
- curso de formação social.
As provas objetivas versaram sobre:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Legislação Policial Civil;
- Noções de Medicina Legal; e
- Noções de Criminalística.
Fonte: Patricia Lavezzo/JC Concursos