12.5 C
Dourados
terça-feira, 29 de abril de 2025

Mato Grosso do Sul registra 1.663 casos confirmados de dengue e quatro mortes

Boletim epidemiológico aponta mais de 5 mil casos prováveis da doença no estado

Mato Grosso do Sul já contabiliza 5.014 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 1.663 confirmados laboratorialmente, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O documento também confirma quatro mortes em decorrência da doença e aponta outros sete óbitos em investigação.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Paraíso das Águas e Japorã apresentaram incidência média de casos confirmados. Já os óbitos ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina e Aquidauana. Entre as vítimas, duas possuíam comorbidades, fator que pode agravar o quadro clínico da dengue.

Avanço da vacinação contra a dengue – A vacinação contra a dengue segue em andamento no estado. Segundo o boletim, já foram aplicadas 201.349 doses do imunizante. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu 207.796 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal inclui duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A imunização é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Esse grupo foi priorizado por concentrar o maior número de hospitalizações pela doença dentro da faixa etária de 6 a 16 anos.

Chikungunya também preocupa autoridades – Além da dengue, a chikungunya também tem preocupado as autoridades de saúde do estado. Até o momento, Mato Grosso do Sul registrou 3.165 casos prováveis da doença, sendo 529 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O boletim também indica que oito gestantes foram diagnosticadas com chikungunya. Além disso, um óbito foi confirmado em decorrência da doença no município de Dois Irmãos do Buriti.

A SES alerta para os perigos da automedicação e reforça a orientação para que, em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a população procure uma unidade de saúde para atendimento adequado.

Fonte: Folha de Campo Grande

Leia também

Últimas Notícias

[the_ad_group id="274"]
[the_ad_group id="274"]
[the_ad_group id="275"]
[the_ad_group id="275"]