22.2 C
Dourados
segunda-feira, 28 de abril de 2025

Deputada cobra providências sobre a implantação do primeiro Samu Indígena em Dourados

O governo federal já destinou uma ambulância exclusiva, mas o veículo está parado há um ano, até que a base de atendimento seja construída

“Precisamos resolver, definitivamente, as questões técnicas referentes à implantação do primeiro Samu Indígena do Brasil. O governo Lula escolheu Dourados, e nós temos uma grande questão nas aldeias, desde o acesso à saúde, e principalmente ao sistema de emergência. É necessário que as autoridades locais se sensibilizem em relação ao projeto e, principalmente a prefeitura, que deve providenciar a construção dessa base de atendimento que abrigará desde a ambulância, além de um médico, motorista e enfermeiro”, pontua Gleice Jane durante a sessão plenária de quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de MS (ALEMS).

A saúde é um direito de toda a população e acompanhar de perto o avanço do projeto é o compromisso da deputada ao lado da do vereador de Dourados, Franklin Schmalz (PT).

Representantes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) estão reunidos em Dourados, na manhã desta quarta-feira para entender o projeto da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) dentro da comunidade indígena. A iniciativa busca ampliar o acesso à saúde de urgência para as populações indígenas.

De acordo com o projeto, a contratação da equipe será viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), via DSEI. Já à prefeitura de Dourados cabe construir a estrutura física e manter os insumos necessários.

Fonte: Folha de Dourados

Leia também

Últimas Notícias

[the_ad_group id="274"]
[the_ad_group id="274"]
[the_ad_group id="275"]
[the_ad_group id="275"]